Projeto com Textura Rústica: como proceder?

Sua empresa precisa atender um projeto no qual as paredes necessitam de uma nova estética ou correção de pequenas imperfeições e você não sabe qual produto recomendar? Nesses casos, a textura rústica é uma ótima alternativa: além de conferir um bom aspecto visual, ela é capaz de aumentar a durabilidade no acabamento de paredes internas e externas.


E, atualmente, existem duas formas de utilizar as texturas: a primeira é aplicando o produto na cor original e adicionando uma demão de tinta acrílica. Já a segunda consiste na mistura da pigmentação com a textura rústica antes do momento de aplicação.


Em ambas as técnicas, a parede que receberá a textura rústica deve ser preparada da forma adequada. Se quiser garantir a satisfação completa do seu cliente final, continue lendo as nossas dicas.  


Por que utilizar a textura rústica em obras, projetos e reformas?


Como já citamos no início do artigo, a textura rústica é a opção ideal para quem busca um apelo estético e precisa corrigir pequenas imperfeições. E a maior vantagem para sua empresa, certamente, consiste no alto rendimento do produto, gerando mais economia. 


Além disso, a utilização desse tipo de material possibilita a criação de diferentes “desenhos” nas paredes, protegendo contra umidade, infiltrações e oferecendo um acabamento moderno, bem ao gosto dos mais variados tipos de clientes. 


E como a textura rústica é feita dentro de um projeto? 


Muitas vezes é preciso explicar, ipsis literis para o consumidor final, como será feita a textura rústica, bem como em quanto tempo ela ficará pronta. Para facilitar o entendimento, elaboramos um passo a passo completo: 


1 - Reunião dos materiais necessários

O primeiro passo para iniciar a aplicação da textura rústica é reunir os materiais necessários: luvas, espátula de aço, desempenadeira de aço/plástico (em alguns casos, será necessário misturar o pigmento para formar a cor ideal). 


2 - Preparação da textura rústica (de acordo com as normas do fabricantes)

Na maioria dos casos, as instruções sobre como misturar a textura rústica pode ser encontrada no rótulo do produto. A preparação do material consiste na homogeneização do líquido  dentro da própria lata, um procedimento bastante simples. 


3 - Aplicação 

A fase de aplicação no sentido correto demanda expertise para que não haja retrabalho e, consequentemente, atraso na obra. Com a utilização de uma espátula, basta colocar um pouco da textura na desempenadeira de aço e espalhar o produto sempre de baixo para cima para facilitar o processo de aplicação. Lembre-se que, depois de aplicação, é fundamental  a retirada do excesso com a ajuda da desempenadeira de aço.  Outra dica importante: para os cantos das paredes, o mais recomendado é utilizar uma desempenadeira de plástico menor, para garantir que os mínimos detalhes do acabamento fiquem de acordo com o esperado. 


4- Tempo de secagem

O tempo de secagem da textura é relativamente rápido, então o ideal é que não seja trabalhado mais do que dois em dois metros caso a textura esteja sendo aplicada apenas por uma pessoa. O mais recomendado, contudo, é que o serviço seja feito por ao menos duas pessoas: uma para aplicar e retirar o excesso e outra para criar os efeitos sobre a parede. 


Onde encontrar a melhor textura rústica? 


Se você está em busca da melhor textura rústica, conheça a Garbo Gold. Com ela, é possível criar ambientes totalmente originais, utilizando seu acabamento riscado rústico, e seu rendimento em condições ideais é de 6 m² a  8m².


Esse produto também é ideal para ser utilizado em superfícies externas e internas de reboco, gesso, massa corrida, massa fina, etc. 


Além disso, todos os materiais produzidos com a chancela da Primor passam por um rigoroso processo de verificação antes de chegar ao seu consumidor final, garantindo a satisfação de todos no que se refere a barricas de textura.


Se você está em busca de uma textura rústica para os seus projetos, não deixe de entrar em contato conosco para solicitar seu orçamento.