Tinta texturizada: vantagens e onde aplicar

Quando o assunto é tinta texturizada, um erro comum é acreditar que a única finalidade dela é meramente decorativa. Na verdade, as tintas texturizadas possuem uma série de utilidades em diversos tipos de aplicação, tornando-se um produto bastante procurado no mercado da construção civil.  


Apesar de ser aplicada no lado de fora da parede, a tinta texturizada pode resolver problemas como imperfeições e até mesmo aumentar a resistência contra umidade na alvenaria. 


Por isso, neste artigo vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre a tinta texturizada, suas utilidades e para qual projeto ela é mais indicada. Continue acompanhando! 


O que é a textura? 


A textura é uma técnica utilizada para aumentar a resistência de paredes tanto ao sol quanto à chuva, além de melhorar o acabamento decorativo de paredes externas e internas. 


Geralmente, a massa é nada mais que um composto acrílico branco, mas também é possível encontrar massas que são vendidas já pigmentadas. No entanto, a maior parte das texturas é feita em massas brancas e pintadas posteriormente. 


Além disso, o acabamento e visual da textura são influenciados pelos grãos de quartzo presentes na fórmula, que podem ser finos. médios ou grossos. Esses grãos podem gerar um acabamento mais fino, suave ou grosseiro e áspero, gerando desenhos, texturas, ranhuras e efeito em alto relevo, que variam de acordo com a massa e ferramentas utilizadas. 


4 Vantagens da tinta texturizada 


Agora que você já sabe o que é e como são feitas as texturas, vamos abordar as vantagens em utilizar a tinta texturizada em seu projeto:


  • Redução do fluxo de água que escorre pelas superfícies, contribuindo na dissipação;
  • Redução das imperfeições na aplicação de rebocos e de construção, 
  • Economia nos custos, uma vez que necessita de apenas uma demão, além de dispensar a necessidade de lixamento e chapisco;
  • Aumento da resistência ao mofo e alcalinidade, garantido a remoção com água e detergente. 


Para quais projetos a pintura texturizada se aplica melhor?


A tinta texturizada pode ser utilizada em paredes internas, principalmente para diminuir os níveis de umidade no local de aplicação. Além disso, a textura também é indicada para superfícies externas por garantir melhor resistência ao sol e à chuva. 


Também é possível utilizar a tinta texturizada para corrigir imperfeições nas paredes de maneira mais rápida e econômica. Dessa maneira, não será necessário utilizar a massa-corrida dos processos tradicionais. 


Vale ressaltar que, para facilitar o trabalho, é recomendado aplicar uma demão de selador acrílico, principalmente nas superfícies externas que ainda não foram pintadas.

 

Conheça toda a linha de produtos da Baytek


A Baytek é uma indústria química em BH que atua no mercado de tintas há mais de 20 anos,  utilizando tecnologia de ponta para desenvolver e controlar  a qualidade de toda a linha de produtos.


Além disso, todo material utilizado como insumo básico passa por um rigoroso processo de verificação antes de chegar ao consumidor — entre outros fatores fundamentais para um resultado final positivo. 


Então se seu projeto requer tinta texturizada de qualidade, não deixe de entrar em contato conosco!