3 dicas para a hora de aplicar o reboco rústico na sua obra

No segmento da construção civil, em geral, o reboco é utilizado com o intuito de tornar uniforme o aspecto das paredes. Já o reboco intitulado “rústico” conta com a função decorativa nos ambientes, podendo ser realizado com acabamento fosco ou em pedra. 


Para quem deseja dar um toque diferente à obra, o reboco rústico é uma boa opção, podendo ser utilizado em vários tipos de construções, além de ser econômico. Para saber mais dicas na hora de aplicar o reboco rústico, continue lendo o artigo.


Entenda sobre os principais tipos de reboco


Para ter bons resultados na obra, é importante conhecer os tipos de reboco. Existem diversas maneiras de se fazer o reboco da parede e o que mais afeta a escolha do produto é o montante de investimento que será feito e o grau de qualificação da mão de obra. Entenda mais sobre os tipos de reboco:  


  • Reboco de gesso: o uso deste reboco é comum para dar acabamento na obra. O acabamento em gesso é elegante e passa um toque de suavidade e delicadeza ao ambiente. Porém, este é um dos rebocos menos resistentes que pode ser encontrado no mercado. E um detalhe: este material não pode em nenhuma hipótese ser aplicado nas áreas externas. 
  • Revestimento em camada única: este reboco tem o intuito de deixar a camada mais rústica, e é utilizado quando não há a necessidade de deixar a parede 100% lisa. O efeito rústico é comum neste tipo de reboco, pois ele promove maior aspereza. Além disso, pode ser aplicado em ambientes internos e externos. 
  • Chapisco Convencional: este tipo de reboco tem o objetivo de promover uma superfície mais áspera na parede, com um revestimento mais brusco. É um dos tipos de reboco mais comuns, podendo ser aplicado em áreas externas e internas. Bastante resistente, ele traz bons resultados para a construção. 


Qual produto utilizar para aplicar o reboco rústico? 


Para aplicar o reboco rústico na sua obra serão precisos cimento, cal e areia, mas existe uma maneira bem mais prática para se produzir o reboco. No mercado, você encontra a argamassa já pronta para o uso, sendo necessário apenas aplicar água. 


As Tintas Primor contam com a linha de produtos para textura rústica, materiais de qualidade e alto rendimento. O acabamento riscado rústico ao reboco pode ser feito facilmente com a textura rústica Garbo Gold.     


Fique de olho sobre a qualidade do produto


Uma boa dica ao aplicar o reboco rústico é atentar para a qualidade do produto e seguir a dosagem correta conforme as instruções do fabricante, pois cada reboco exige uma técnica diferente. Ficar atento à qualidade do produto é essencial, pois, caso contrário, você pode ter que lidar com eventuais rachaduras, infiltrações e imperfeições na obra. 


Caso ainda tenha dúvidas sobre a aplicação do reboco rústico, o ideal é contar com a ajuda de um especialista, pois esta etapa costuma ser complexa - e certamente você quer evitar transtornos na sua obra. Ademais, conte com a expertise das Tintas Primor para garantir qualidade a sua obra com a linha para textura rústica.