Como funciona uma fábrica de tintas

Os pigmentos são usados na nossa história há milênios, e das mais diferentes maneiras. Desde as pinturas nas paredes das cavernas até as tintas usadas no próprio corpo de algumas tribos (que, futuramente, tornaram-se as já famosas tatuagens), fato é que a tinta marca diferentes eras da vivência dos seres humanos. 


Com a chegada das revoluções industriais e o avanço das fábricas frente ao mercado e às necessidades humanas, os componentes químicos, de forma geral, também se desenvolveram. Atualmente, as tintas para paredes, construções e projetos, por exemplo, são feitas de maneira eficaz, simples e segura. Tudo isso por conta da produção fabril de qualidade. 


Você quer saber como funciona uma fábrica de tintas na prática? Então é só continuar com a gente para saber mais curiosidades sobre a estrutura e cotidiano deste modelo de negócios — que é tão importante para todos nós. 


Como funciona uma fábrica de tintas? 


Para entender melhor sobre o funcionamento da indústria química e das fábricas de tinta, é preciso compreender sua estrutura, ou seja, as partes que a formam e a fazem girar. Abaixo, confira as áreas mais importantes:


Laboratório 


Aqui é onde a mágica acontece! O laboratório é responsável pela produção em si de todos os produtos da fábrica — no caso, as tintas. Ele é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de todo o negócio, pois é o responsável por gerar o produto final. 


Você sabia que a tinta é o resultado de um processo químico? Pois é. Uma vez que ela é um componente químico, isso quer dizer que sua produção surge por meio da combinação de algumas substâncias. Assim, um laboratório é primordial para que a tinta seja desenvolvida com qualidade e segurança. 


Os componentes básicos da produção de tinta são: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos, principalmente. Ah, e os pigmentos são os responsáveis por dar cores diferentes a cada uma delas. 


Comercial


A parte comercial é essencial para todas as fábricas. E, se você quer saber como funciona uma fábrica de tintas, é claro que ela não ficaria de fora. Afinal, é este o setor qualificado para vender o produto comercializado pelo negócio. 


Aqui, é muito importante ter uma equipe de consultores treinada e que conheça profundamente sobre o produto. Uma fábrica de tintas bem desenvolvida e consolidada despende investimentos preparando seus profissionais do comercial. São eles que divulgarão todos os benefícios do produto e farão o negócio girar. 


No caso de uma fábrica de tintas, é muito importante que a composição química do produto seja bem conhecida. Afinal, existem muitas tintas de qualidade aquém do necessário. Por isso, a equipe comercial sempre está a par do processo de produção, segurança e sustentabilidade da fábrica. Vale destacar que consultores bem treinados conseguem identificar e atender melhor às necessidades de cada cliente. 


Administração


A parte administrativa garante que a fábrica de tintas funcione de maneira adequada, com a quantidade de funcionários necessária, pagamentos em dia, relacionamento com fornecedores e por aí vai. Tudo que envolve dinheiro e organização fica a cargo do comercial. Esta é outra parte imprescindível para qualquer outro tipo de fábrica, incluindo a de tintas.


Imagine só uma empresa sem registros do fluxo de caixa ou sem controle das verbas e orçamentos? Impossível ir para frente!


Logística


E, por fim, o setor logístico é responsável por toda a parte do estoque, abastecimento e manutenção da fábrica. Por isso, sua equipe está sempre lado a lado com a equipe administrativa e, por vezes, com o pessoal do laboratório. 


Em linhas gerais, a logística provém recursos para a realização de todas as atividades da fábrica. 


E aí, gostou de saber mais sobre como funciona uma fábrica de tintas? Continue com a leitura, portanto, e confira como escolher uma fábrica de tintas em Belo Horizonte