Como escolher uma fábrica de tintas em BH

As parcerias desempenham um papel decisivo para o sucesso de qualquer negócio e no setor ligado à construção civil não é diferente.


Se você está buscando a fábrica de tintas em BH mais adequada para o perfil da sua empresa, é imprescindível buscar por produtos de qualidade e, de preferência, com preços competitivos para assegurar sua margem de lucro.


No entanto, a escolha do melhor fornecedor pode ser uma tarefa bastante complexa, que demanda muita pesquisa em função da vastidão de possibilidades do mercado de revestimento internos e externos.


Pensando nisso, listamos algumas dicas que certamente vão lhe ajudar a encontrar a fábrica de tintas em BH que irá impulsionar os seus resultados. Continue lendo!


Como começar a escolher uma fábrica de tintas em BH?


Em meio a tantas opções, é fundamental criar uma check list básica para nortear esse processo. Ou seja, avaliar as principais características que o fornecedor precisa ter para dar andamento ao seu projeto.


A seguir, vamos mostrar alguns dos fatores imprescindíveis para se avaliar antes de bater o martelo em relação à nova parceria. Confira:


1. Negociação


Antes de iniciar a procura pelo fornecedor ideal, é necessário definir qual será o tipo de negociação que você fará com a fábrica de tintas. Você pode:


  • comprar os produtos de acordo com a demanda, como em empresas de construção civil;
  • comprar grandes quantidades para manter o estoque do seu depósito sempre abastecido (o importante é definir como será feita a revenda com antecedência).


Lembre-se: essa decisão deve ser tomada de acordo com a infraestrutura e condições financeiras do seu negócio. Para definir a quantidade de produtos, também é imprescindível levar em conta o espaço físico do seu depósito para estocagem.


Além disso, informações como giro de vendas, custos e prazo de validade também são extremamente importantes para definir a quantia de produtos adquirida.


2. Qualidade


Solicite amostras de toda linha de produtos que você pretende adquirir para o seu negócio. Em seguida, faça uma avaliação minuciosa sobre a qualidade e o custo-benefício de cada item.


Aqui, é importante avaliar se os produtos são capazes de atender as necessidades dos seus clientes. Também é importante ter noção sobre os produtos preferidos pela concorrência (o chamado “benchmarking”).


A qualidade dos produtos é um fator de extrema importância quando o assunto é a fidelização de clientes. Por isso, o ideal é buscar por produtos de alta qualidade, com preços justos e competitivos.


Além disso, o custo-benefício, durabilidade do acabamento, facilidade de aplicação devem ser levados em contas.


Uma dica valiosa: dê preferência por produtos feitos à base de água. Afinal, eles dispensam a necessidade de utilizar solventes químicos geralmente nocivos.


3. Custo total


A qualidade é um fator de extrema importância, mas o custo também deve ser levado em consideração. Afinal, além do preço de compra, é preciso incluir todos os custos envolvidos no processo, como frete e impostos. Ou seja, nesta etapa, é fundamental realizar diversos cálculos para encontrar o melhor custo total.


4. Atendimento


De nada adiantará um produto de alta qualidade e preço competitivo se o fornecedor não conseguir atender plenamente às suas demandas. Para escolher a melhor fábrica de tintas como parceiro comercial, é necessário buscar por todos os pontos positivos citados acima, porém acrescidos da capacidade de atender às necessidade específicas do seu negócio.


Por isso, é imprescindível avaliar o prazo de entrega, condições de pagamentos e, principalmente, as políticas de troca em caso de problemas.


Sem contar que também é importante avaliar o tempo de resposta do fornecedor, os canais de comunicação que ele disponibiliza e se ele oferece algum tipo de suporte técnico.


5. Histórico da marca


A história por trás da marca da fábrica de tintas que você pretende escolher pode fazer toda a diferença, bem como sua responsabilidade ambiental.


Afinal, a preservação do meio ambiente é uma das principais bandeiras do século 21. Então, não deixe de solicitar documentos como certificados ambientais, entre outros.


6. Confiança e credibilidade


Antes de fechar o contrato, não se esqueça de buscar por referências de clientes antigos. Outra dica importante: consulte o CNPJ da fábrica de tintas para verificar se a empresa está com todas as obrigações em dia.


Não deixe de analisar as licenças, avaliações de qualidade e tudo que possa garantir a qualidade dos produtos que você pretende adquirir, assim como a qualidade da entrega.