3 curiosidades sobre o dia a dia de uma fábrica de tintas em bh

A produção de tintas é um processo de uma indústria antiga, que acontece em diferentes formas desde os tempos pré-históricos, quando diferentes povos tinham o costume de registrar acontecimentos em pedras e cavernas. Depois disso, diversos processos e utilidades das tintas foram sendo descobertos, desde seu uso como impermeabilizante até o uso para fins estéticos.


Nesse contexto, o avanço da tecnologia que aconteceu em séculos mais recentes e vem acontecendo de forma cada vez mais rápida, trouxe aprimoramento da produção e dos materiais usados na produção de tinta. 


Todas as mudanças tecnológicas impactam não só nas substâncias necessárias para fabricação da tinta, mas também na rotina e processos das fábricas e indústrias envolvidas no processo. 


Ainda que os diferentes tipos de tinta, como de base solvente e base aquosa, necessitem de algumas particularidades durante a sua fabricação, a rotina na fábrica envolve alguns passos que englobam toda a produção.


Para saber algumas curiosidades do dia a dia e da produção de tinta, é só ler esse artigo até o final que vamos contar as principais características da rotina em uma fábrica da cidade de Belo Horizonte!


Curiosidades do dia a dia na fábrica de tintas


Etapas do processo de produção


A produção da tinta começa a partir do momento em que as matérias primas e substâncias utilizadas em sua fabricação chegam até a fábrica. Quando isso acontece, o primeiro passo é a verificação da conformidade dessas substâncias.


Depois disso, é feita a pesagem da quantidade dos materiais necessária para fabricação das tintas para posteriormente iniciar o preparo da mistura de substâncias sólidas e líquidas que irão compor a tinta em produção. 


Após a mistura dos materiais, a tinta vai pro controle de qualidade para verificação de características como espessura e uniformidade. O profissional que faz esse controle geralmente fica nos laboratórios dentro das fábricas e é responsável por passar a tinta para o próximo passo: adição do pigmento para coloração ideal.


Por fim, o último passo é a verificação da cor — identificar se corresponde ao padrão desejado e realizar novamente testes de qualidade como identificação de viscosidade, brilho, temperatura, entre outros.


Processos de segurança


Uma fábrica de tintas trabalha com diferentes processos e substâncias químicas, o que significa que tanto a segurança dos equipamentos quanto dos próprios funcionários é um dos principais aspectos da rotina de produção.


Os funcionários que trabalham em uma fábrica de tintas precisam passar por treinamentos para saber operar as máquinas envolvidas na produção e manusear os materiais de forma adequada. 


Além disso, é extremamente necessário que a empresa seja responsável por fazer vistorias e acompanhamentos das máquinas, sobretudo quando falamos de produtos inflamáveis e com alto risco à saúde e segurança se não armazenados de forma adequada.


Vistoria de qualidade


Como citamos anteriormente, o controle da qualidade das substâncias e das tintas depois de produzida é uma das rotinas mais importantes do dia a dia na fábrica.


Durante todo o processo, os seguintes aspectos são testados repetidas vezes para garantir que a tinta produzida é de alta qualidade e apresentará boa performance para pintura e impermeabilização de superfícies: 


  • Estabilidade: verificação se a tinta está estável e homogênea.


  • Facilidade de aplicação: verificação da capacidade de espalhamento da tinta.


  • Rendimento: verificação da capacidade da tinta de cobrir superfícies com o menor número de demãos.


  • Durabilidade: verificação do tempo que a tinta resiste a condições diversas, como alta exposição a sol e chuva.


Além desses pontos, algumas responsabilidades de uma fábrica de tintas, como descarte correto de resíduos e tintas vencidas, bem como a preocupação com a sustentabilidade da produção, também são pontos de extrema importância. 


Uma fábrica de tintas tem a preocupação constante de não contaminar o meio ambiente e, por consequência, não prejudicar a saúde de pessoas e animais.


Agora que você já sabe as principais tarefas e rotinas de produção em uma fábrica de tintas, tenho certeza que ficou mais fácil escolher a tinta e a empresa ideal para sua reforma ou pintura de paredes e superfícies em BH!