6 coisas que você deveria saber sobre a indústria química

O setor de indústria química brasileira tem tudo para ser um dos principais pilares do desenvolvimento do país. Atualmente, ele ocupa o oitavo lugar no ranking mundial, representando cerca de 2,5% do PIB do país e empregando cerca de dois milhões de pessoas.


No entanto, esse segmento estagnou-se durante alguns anos e só voltou a crescer no ano de 2018, quando faturou cerca de US$ 127,9 bilhões. É possível apontar diversos fatores que influenciaram a estagnação da indústria química, como a queda nos investimentos, os entraves, desafios do setor e principalmente as recessões e crises econômicas. 


Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje com as 6 coisas que você deveria saber sobre a indústria química, incluindo os maiores desafios e características do setor. Continue lendo!

 

1. Disponibilidade de matéria-prima


A qualidade no fornecimento de matéria-prima é um dos mais antigos desafios do setor de operações químicas. Para a Baytek (indústria química em BH), o fornecimento de Resina Acrílica Estirenada (sólido) — insumo básico para a fabricação de tintas acrílicas é um dos principais fatores responsáveis pela produtividade da indústria. 


Por isso, a disponibilidade de matéria-prima é imprescindível para garantir que as Tintas Primor alcancem o padrão de qualidade desejado de forma competitiva. 


No entanto, as operações químicas carecem do estímulo às exportações, por meio de ações políticas e acordos comerciais, visando a substituição das importações.


2. A logística 


No Brasil, a questão logística pode ser um tema muito delicado em uma considerável gama de setores — e a indústria química não é uma exceção à regra. Afinal, o setor é extremamente diversificado e enfrenta diversos desafios como cadeias de abastecimentos complexas, grande variedade de produtos e questões ligadas à segurança. 


Os requisitos de transporte e armazenamento consideravelmente especializados fazem da logística na indústria química um verdadeiro desafio. Além disso, o atual processo de globalização exige que as indústrias químicas brasileiras se modernizem para alcançar o padrão de qualidade internacional. 


Também é importante ressaltar o papel do governo brasileiro nessa empreitada, como por exemplo: a modernização de rodovias e portos. Com isso, é possível utilizar a logística como uma vantagem competitiva, em vez de um mero serviço de entregas e transportes. 


O governo brasileiro também pode auxiliar o setor no fortalecimento da cadeia produtiva, fornecendo linhas de financiamento para modernização industrial e capital de giro.


3. A Rastreabilidade


No setor de operações químicas, a rastreabilidade é a capacidade de traçar todo o histórico de um determinado produto. Seja uma matéria-prima, seja um produto semiacabado ou produto acabado.


O rastreamento garante a identificação das matérias primas utilizadas na fabricação dos produtos. Além de facilitar a identificação de problemas em um determinado lote de matérias primas, além de contribuir para o entendimento do que causou e pode causar possíveis falhas.


Geralmente, o controle de todas essas informações requer um sistema informatizado e processos de automação. No entanto, ainda é comum encontrar empresas que utilizem papéis e possuem dificuldade no gerenciamento das informações.


4. A indústria 4.0 


Uma das características mais marcantes da nova era industrial é a chamada indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. Uma expressão utilizada para retratar questões como a automatização de processos, troca de dados e Internet das Coisas (IoT).


Por meio da indústria 4.0, a operação química consegue reduzir custos de produção e, principalmente, aumentar a produtividade. Uma vez que as “fábricas inteligentes” conseguem criar sistemas onlines capazes de monitorar todos os processos físicos para otimizar a tomada de decisões. 


Além disso, a utilização da internet das coisas permite a elaboração de sistemas que comunicam e cooperam entre si. Com isso, é possível agregar valor à cadeia de produção dando enfoque nas necessidades dos consumidores. 


Por isso, é importante que os gestores da indústria química reconheçam o papel da tecnologia na performance. Como parte da modernização do setor, é imprescindível investir na renovação tecnológica, visando o domínio e aprimoramento de mais processos industriais. 



5. A Sustentabilidade 


O desenvolvimento sustentável de um segmento industrial deve atender as necessidades do presente, sem comprometer as futuras gerações. Por isso, o setor de indústria químicas busca cada vez mais a elaboração de produtos e processos químicos visando a redução ou até mesmo eliminação da geração de substâncias tóxicas para a natureza e os seres vivos. 


Sendo assim, as operações químicas buscam a redução da poluição e problemas ambientais sobre os seres vivos para atender uma das principais bandeiras do século vinte e um: a sustentabilidade. 


Esses processos também são conhecidos como química verde, e visam a substituição dos processos nocivos à natureza pelos menos agressivos. Além de buscar substâncias de alta eficácia e baixa toxicidade para a saúde do meio-ambiente e humana.


Outro conceito importante da química verde é a redução do uso de energia e a substituição das fontes de energia fósseis por renováveis, como a energia solar. E o Brasil possui uma enorme relevância neste cenário mundial, devido aos conhecimentos avançados nos estudos da nossa biodiversidade. 


Com isso, a indústria química possui diversos recursos abundantes ao seu favor: água, diversidade de clima e matéria-prima para produção de biocombustíveis. 


Dessa maneira, a parceria entre universidades, indústrias e governo podem garantir uma exploração sustentável dos recursos da camada pré-sal, por exemplo.



6. A Baytek e a linha de tintas Primor 


A Baytek é uma indústria química em BH que atua intensamente nesse mercado há mais de 20 anos. Com isso, enfrentamos de perto todos os desafios citados neste artigo, buscando sempre atender os padrões de qualidade em conformidade com as normas brasileiras e internacionais. 


Por meio de dois laboratórios, a Baytek Química utiliza a tecnologia para o desenvolvimento e controle de qualidade de toda a linha de produtos.


Além disso, todo material utilizado como insumo básico passa por um rigoroso processo de verificação antes de chegar ao consumidor final — entre outros fatores fundamentais para um resultado final positivo. 


Dessa maneira, as tintas Primor são produzidas de acordo com padrões internacionais de qualidade, sem comprometer o meio-ambiente.


Se você está procurando uma indústria química em BH moderna, com altos padrões de qualidade, você precisa conhecer agora mesmo a nossa linha completa de produtos. Entre em contato agora mesmo e conheça as Tintas Primor!