Tinta para pisos: o que é e onde encontrar

A demanda por tinta para pisos está cada vez maior no mercado. Afinal, essa é uma excelente maneira que empresas e pessoas encontram para repaginar ambientes sem precisar reformar e quebrar, de fato, o próprio piso - gerando um gasto muito maior. 


Mas cuidado com a armadilha na hora de encomendar esse tipo de produto, afinal, nem toda a tinta é adequada para esse procedimento. Na verdade, existem alguns produtos específicos para que a pintura seja realmente de qualidade — ou seja, sem gastar muito material e, ainda, com um efeito resistente e duradouro. 


Quer aprender como encontrar a melhor tinta para pisos para o seu projeto? Continue com a gente e aprenda por onde começar!


Afinal, existe uma tinta para pisos específica?


Para esta pergunta, conseguimos te dar uma resposta curta e rápida: sim. No nosso catálogo, por exemplo, temos a Primor Premium, que é uma tinta altamente qualificada, desenvolvida especificamente para aplicação em quadras poliesportivas, demarcação de vagas de garagens, pisos comerciais, fachadas, muros, telhas e até cerâmicas (azulejos, por exemplo).


Você deve estar se perguntando sobre o que esse tipo de tinta leva em sua composição. Pois então, basicamente: resina acrílica, cargas minerais, aditivos, dispersantes, conservantes e, claro, água, tudo de acordo com as normas da NBR e ABNT.  

   

E como usar a tinta para pisos?


Para revender um novo produto, é importante conhecer suas propriedades, funcionamento e uso, não é? Afinal, é preciso ter tudo na ponta da língua para ensinar, seja para o seu consumidor final ou ao seu funcionário/colaborador. 


Confira abaixo o passo a passo para pintar pisos com a tinta Primor Premium:


  • limpar toda a superfície que será pintada com o produto químico mais indicado - no caso de cerâmica, por exemplo,  desengordurantes, ou mesmo com algum produto de limpeza multiuso; 
  • ao finalizar a limpeza (e garantir que a superfície está bem sequinha!), é fundamental cobrir rachaduras e falhas, caso existam, com massa, para que a pintura não ressalte os defeitos do ambiente;
  • em seguida, é hora de começar a aplicação da tinta, usando, preferencialmente, um rolo de lã baixa (é o mais comum), trincha ou a pistola. Serão de 2 a 3 demãos em um intervalo médio de 4 horas entre elas;   
  • Por fim, vem a fase de secagem, quando é bom evitar o toque nas primeiras duas horas, para liberar tudo ao final de 12 horas. Caso estejamos tratando de uma garagem, o tráfego de pessoas precisa aguardar um mínimo de 48 horas, com 72 horas para o tráfego de veículos leves.  


Esses são os quatro passos fundamentais, obviamente que eles podem variar em relação ao tipo de piso no qual está sendo aplicada a tinta. Sobre a quantidade de camadas necessárias e o rendimento (que pode variar de acordo com método de aplicação e superfície), recomendamos o post: como economizar na demão.


E aí, gostou de saber mais sobre tintas para piso e como orientar sua aplicação? Esperamos que o post tenha sido útil. 


Se quiser saber mais sobre tintas, clique aqui e conheça mais sobre como funcionam as fábricas e como escolher a melhor em Belo Horizonte