6 propriedades da tinta acrílica que você precisa conhecer

Antes de conhecer um pouco mais sobre as propriedades da tinta acrílica, é importante que você saiba um pouco mais sobre essa categoria de tintas que é a mais usada para pinturas de paredes, escritórios, depósitos e outros ambientes.


Uma das principais vantagens é que ela é solúvel em água, diferentemente de outros tipos de tinta que diluem apenas em solventes vegetais ou minerais. Além disso, é uma tinta que não chega a ser tão nociva ao pintor e apresenta rápida secagem depois de aplicada.


As tintas acrílicas profissionais são disponibilizadas em maior variedade de cores, além de terem uma concentração maior de pigmentos, garantindo a maior qualidade possível ao aplicar em uma superfície, sendo  resistente a mudanças climáticas. Quer saber mais? Continue lendo. 


As melhores propriedades da tinta acrílica 


Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre as especificidades da tinta acrílica e por que elas são tão eficientes e utilizadas em múltiplas ocasiões, sendo uma das melhores escolhas para o seu projeto.


  • Tempo de Secagem: a tinta acrílica, após aplicado o toque, demora 30 minutos para secagem. E o tempo para cada demão é de 4 horas;


  • Resistência à radiação UV, água e umidade: é um tinta altamente resistente à radiação emitida pelo sol, tornando-a ideal para pintar locais externos, como paredes externas de galpões e depósitos, e também são pouco afetadas pela umidade;


  • Durabilidade: devido a outras propriedades como as resistências citadas acima, a tinta acrílica tende a apresentar uma maior duração nas superfícies do que outras tintas do mercado, possibilitando um acabamento mais duradouro;


  • Adesão à superfície: possui grande capacidade de adesão a variadas superfícies, além de uma boa eficácia de expansão e contração, sem rachar a tinta;


  • Retenção da cor: após a secagem, a tinta se mantém por mais tempo que outros modelos com a mesma intensidade inicial;


  • Menos tóxica: por ser uma tinta que conta com a água como solvente, possui uma menor toxicidade do que as demais.



Os tipos de acabamento


Agora que você já sabe as propriedades e vantagens da tinta acrílica, chegou a hora de decidir entre os três tipos de acabamento disponíveis e decidir qual o melhor para a situação que deseja aplicar, seja ela na pintura externa ou interna de obras ou construções, bem como em reformas. Confira: 


  • Fosco: é o principal indicado para aquelas paredes com algumas imperfeições, como alguns furos. A textura do fosco ajuda esconder essas imperfeições. Em contrapartida, é uma tinta menos resistente à limpeza. Indicada para superfícies que não vão necessitar muita manutenção ou lavagens;



  • Acetinado: é indicado para paredes que são lisas, mas possam ter mínimas imperfeições. Além disso, é ideal para aplicar em superfícies onde você deseja criar um acabamento mais “refinado”. Vale destacar que o acetinado é o mais resistente à limpeza, quando se comparado com o fosco e o acetinado, não deixando marcas.


Onde usar 


Já que agora sabemos as principais informações sobre a tinta acrílica, agora é hora de decidir o que pintar com ela. Paredes em ambiente interno ou externo? 


A tinta acrílica é a escolha certa em várias situações, especialmente para pintar áreas externas e que irão ser lavadas constantemente, como galpões, depósitos e etc. A sua aderência é ótima em superfícies lisas ou com pequenos defeitos.


Seja qual for sua escolha, Tintas Primor são a solução


A escolha correta do tipo de tinta é extremamente importante, juntamente com o seu acabamento. 


Combinar estas duas escolhas com a cor ideal para o seu projeto farão toda a diferença. Não deixe de analisar as suas necessidades e o que você pode fazer na hora de decidir sobre a pintura. 


Aqui, na Baytek, nos empenhamos diariamente para lhe ajudar em decisões como essa. Pensando nisso, temos uma ferramenta que possibilita a escolha da melhor cor para o seu projeto. 


Há mais de 20 anos no mercado, produzimos tintas de alta qualidade que possuem inúmeras certificações. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento ou um atendimento personalizado e de acordo com as normas de saúde recomendadas durante a pandemia.