Check list da aplicação de textura

Se sua empresa ainda não percebeu que a aplicação de textura em paredes é uma alternativa para transformar um ambiente com custo x benefício, este artigo é para você. 


Antigamente as texturas eram destinadas apenas às áreas externas. Atualmente é possível encontrá-las em diversas cores e diferentes tamanhos de grãos de quarto (que permitem os diferentes tipos de efeitos nas paredes). Sua capacidade de cobrir e corrigir pequenas imperfeições também garante mais durabilidade para a superfície. 


Por isso, é cada vez mais comum encontrar os efeitos de texturas também em ambientes internos. Esses são apenas alguns fatores que explicam o sucesso desse material em obras e projetos


Pensando nisso, elaboramos o guia de hoje para te ensinar o passo a passo completo para aplicar corretamente a textura de parede. Continue lendo!


Check list completo da aplicação de textura 


Antes de partir para as dicas práticas, é válido ressaltar que cada fabricante possui suas recomendações próprias, portanto, antes de começar os trabalhos, leia atentamente o rótulo do produto. 


1.  Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs)

Mesmo que a aplicação de textura seja um procedimento simples, é imprescindível providenciar para a sua mão de obra equipamentos de proteção, como luvas e óculos. 


Afinal, algumas texturas possuem produtos químicos tóxicos em sua fórmula, que podem gerar irritação caso entre em contato com os olhos. 


2. Prepare a superfície


A preparação da superfície que receberá a textura não possui segredos: o mais importante é avaliar se a parede possui muitas irregularidades, sujeira excessiva ou sinal de umidade. 


Caso seja necessário, providencie uma lixa para a retirada possíveis detritos ou pontas soltas. Também é possível utilizar uma vassoura de cerdas macias e um pano seco para finalizar o procedimento de preparação. 


Vale ressaltar que respingos de produtos acrílicos podem ser difíceis de ser retirados, além de danificarem porcelanatos, móveis e pisos laminados.  Então, o ideal é forrar o chão antes de começar a aplicação. 


Por último, mas não menos importante: caso a parede possua uma cor muito marcante, aposte no fundo branco para garantir uma cor totalmente uniforme. 



3 . Dicas práticas para aplicação de textura


Geralmente a textura já vem pronta, necessitando apenas o processo de mistura (consulte rótulo do produto).


Principais materiais para aplicação da textura:


  • uma trinca média;
  • fitas crepe e lonas para forrar o chão; 
  • desempenadeiras (de metal e plástico), recomendamos a utilização dos tamanhos de 30 cm, 15 cm e 10 cm;
  • um balde com água e panos. 



Utilize a espátula de metal para aplicar a textura de cima para baixo, de fora para dentro (assim como é feita a aplicação da massa corrida).


Aqui a dica de ouro é: não é preciso esperar que a textura seque demais, faça os efeitos enquanto ela ainda está um pouco mole. 


Após efetuar a aplicação, utilize a desempenadeira de plástico ou um rolo para criar os efeitos desejados. No caso de a textura secar demais, borrife um pouco de água para conseguir moldar corretamente. 

Conheça as Texturas Primor

Essas foram as principais dicas sobre a aplicação de texturas, agora é só comprar um material de qualidade e “colocar a mão na massa”. 


Se você está buscando texturas de qualidade, conheça a linha de produtos Primor:


A Textura Rústica é um revestimento acrílico hidro repelente, altamente recomendada para projetos de superfícies externas e internas de reboco, massa corrida, gesso, concreta, massa fina, etc. O rendimento do material em condições ideais pode variar de 6m² a 8m². 


Já a textura acrílica Garbo Gold é um revestimento acrílico hidro repelente, ideal para superfícies externas e internas de reboco, massa corrida, gesso, concreto massa fina, etc. 


Com ela, é possível criar uma série de efeitos decorativos de relevo para criar ambientes personalizados, seu rendimento em condições ideais é de 12 m² a  15m².


As texturas Garbo Gold são fabricadas pela Baytek Química, uma empresa renomada de Minas Gerais, equipada com dois laboratórios para o desenvolvimento e controle de qualidade de toda a linha de produtos Primor. 


Se você está em busca de produtos de qualidade, não deixe de entrar em contato conosco para solicitar seu orçamento.