4 tintas para pintar parede mais recomendadas por profissionais

Se você está buscando pintar as paredes da sua empresa ou até contratar esse serviço, o primeiro passo é saber qual tinta escolher para cada ambiente. Alguns fatores como custo e economia são importantes, mas também é essencial considerar o material, a qualidade da tinta e o tempo envolvido no processo. 


Dentro disso, é importante ressaltar que pintar paredes com produtos de qualidade mais alta torna o processo mais rápido e acabamento mais adequado. Com isso, o tempo entre uma pintura e a necessidade de uma nova camada aumenta e você acaba economizando a longo prazo, ou seja, o retrabalho diminui quando utiliza-se uma tinta de qualidade.


Para ter certeza que está escolhendo a tinta ideal para pintura de paredes na sua empresa, é importante saber quais as melhores marcas do mercado, os tipos de tinta e até encontrar uma casa de tintas com um atendimento diferenciado e que tenha as opções que você precisa.


Se você está exatamente atrás da tinta ideal e quer evitar problemas e desperdício, saber com qual tinta gastar e o que evitar é fundamental. Nesse artigo, separamos as principais tintas para parede para te ajudar a escolher a tinta ideal e evitar problemas futuros. 


Tintas para parede


Látex PVA


Essa tinta tem a base de água e é um dos tipos mais comuns para pintura de paredes internas. Ela é recomendada para áreas secas e que não necessitam de manutenção constante. 


As vantagens da pintura com essa tinta é a secagem rápida e o cheiro discreto após a pintura, por isso ela é indicada para situações em que o prazo para pintura ou reforma é menor. O acabamento é fosco e a Látex PVA é sensível à àgua e sol.


Epóxi


A tinta époxi é reconhecida por ser resistente a umidade e possuir grande resistência mecânica. Por isso, ela é indicada para pintura de paredes de azulejo e pastilhas cerâmicas, como em cozinhas e banheiros.


Por também possuir resistência a produtos químicos e poder ter contato com a água, a tinta epóxi também pode ser usada em pisos de garagem, pisos industriais ou comerciais. Além disso, você pode encontrá-la em duas versões: à base de solvente e à base de água.


Acrílica


A tinta acrílica possui algumas semelhanças quando comparada à tinta Látex: também possui secagem rápida e cheiro discreto após a pintura. Entretanto, a tinta acrílica possui resinas que a tornam impermeável, e por isso é possível utilizá-la também em locais úmidos como cozinhas, lavabos e banheiros.


Outra vantagem da aplicação dessa tinta é o fato de que ela pode ser lavada sem comprometer sua aparência e a durabilidade da pintura. 


É possível encontrar essa tinta em três tipos de acabamento: fosco, semibrilho ou acetinado. A tinta acrílica fosca possui menor resistência à lavagem, mas, em contrapartida, disfarça imperfeições na parede e traz um acabamento mais uniforme.


Com essas características, a tinta acrílica também pode ser aplicada em paredes da área externa da sua casa ou da sua empresa e ainda ajudar a garantir maior durabilidade.


Tinta à óleo


Existem dois acabamentos para pintura com tinta à óleo: fosco e brilhante. Essa tinta também impermeabiliza a parede na qual for aplicada, e também pode ser utilizada em materiais como madeira e ferro. 


Essa tinta é lavável, durável e adequada para ambientes externos e internos. Por isso, é um investimento acertado no longo prazo e que muitas empresas escolhem no momento de mudança de infra-estrutura ou reforma. 


Depois de escolher o principal tipo de tinta para pintar as paredes da sua empresa ou da sua casa, lembre-se: as tintas mais indicadas por profissionais e que podem te oferecer maior durabilidade são as Tintas Primor


E agora que você já sabe os principais tipos de tinta para parede, é só escolher aquela que mais faz sentido para seu cenário!